TURMA 82 - GEOGRAFIA
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
sexta-feira, 7 de março de 2025
4ª AULA: 3ª AULA: APRECIAÇÃO DO "CONTEÚDO PROGRAMÁTICO" (INÍCIO)!
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
2ª AULA: IDEIAS-FORÇA (PARTE 2 DE 2) E REDAÇÃO SOBRE O PORQUÊ DE ESTUDAR!
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
1ª AULA: IDEIAS-FORÇA (PARTE 1 DE 2)!
quarta-feira, 11 de setembro de 2024
20ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!
quarta-feira, 4 de setembro de 2024
19ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA: REDAÇÃO!
Elaborar uma redação sobre o Capitalismo. No texto, necessariamente, deverá aparecer elementos, tais como:- o conceito de Capitalismo- o teórico principal do Capitalismo- o "motor" que "move" o Capitalismo- a "Lei da Oferta e Procura" e sua dinâmica- a "Mão Invisível": o que isso quer dizer- e o Capitalismo hoje
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Aspecto do alunos elaborando suas redações (1/ 2). Aluna Mariana. |
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Aspecto do alunos elaborando suas redações (2/ 2). Aluna Maria. |
quarta-feira, 28 de agosto de 2024
CONSELHO DE CLASSE!
quarta-feira, 21 de agosto de 2024
18ª AULA: AS ETAPAS DO CAPITALISMO!
Nesta aula, o professor ministrou aula expositiva dialogada a respeito da presente fase do Capitalismo: fase que, independente do nome a ser consolidado nos manuais e livros didáticos (e.g. Pós-Capitalismo (?)), é extremamente complexa e consegue, por assim dizer, alterar a Lei da Oferta e Procura.
Explicou-se a respeito dos Filtros Bolha e dos Marketings que visam fazer com que as pessoas "consumam o que as transnacionais querem, ao invés de consumir o que elas próprias quereriam, individualmente".
Em seguida, o professor guiou a leitura a respeito das fases anteriores, tais como:
- Capitalismo Comercial
- Capitalismo Industrial
- Capitalismo FInanceiro
- Capitalismo Informacional
Para se defrontar novamente com este conteúdo, e, de certa forma, recompor, acessar, ::: AQUI :::!
quarta-feira, 14 de agosto de 2024
17ª AULA: A LEI DA OFERTA E DA PROCURA E OS FILTROS BOLHA!
quarta-feira, 7 de agosto de 2024
16ª AULA: ORGANIZAÇÃO PARA O 2º TRI E CAPITALISMO (CONTINUAÇÃO): A LEI DA OFERTA E DA PROCURA!
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Aspecto de como ficou o quadro da aula, com as notas referentes as explicações! |
quarta-feira, 17 de julho de 2024
15ª AULA: O CAPITALISMO!
quarta-feira, 10 de julho de 2024
14ª AULA: O PRECONCEITO PARA COM OS IMIGRANTES!
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Aspecto do quadro da aula. |
quarta-feira, 26 de junho de 2024
13ª AULA: INÍCIO DA CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!
quarta-feira, 19 de junho de 2024
12ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!
Dia 19 de jun., durante toda a manhã, choveu torrencialmente, em Porto Alegre.
Contudo, em virtude de um calendário pedagógico apertado em razão da maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul/ Porto Alegre (maio), uma avaliação sem consulta foi aplicada, mesmo estando presentes, somente nove alunos.
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Aspecto dos estudantes resolvendo a prova (1 de 3)! |
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Aspecto dos estudantes resolvendo a prova (2 de 3)! |
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Aspecto dos estudantes resolvendo a prova (3 de 3)! |
quarta-feira, 12 de junho de 2024
11ª AULA: RETOMADA E ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO!
Nesta aula, foi feita uma brevíssima retomada daquilo que se estudou até aqui.
Atenção: pra ir à página 46, escrever "128" no Menu do livro digital.
quarta-feira, 5 de junho de 2024
10ª AULA: RETORNO DO DESASTRE AMBIENTAL!
Após a última aula, dia 30 de abril, começou a chover torrencialmente no Rio Grande do Sul. As primeiras localidades a serem atingidas pelas chuvas foram as da Serra Gaúcha. Porto Alegre, também, quase que de imediato começou a sofrer.
O que, porém, ninguém sabia é que aquele fenômeno viria a se transformar em um dos maiores desastres ambientais do Brasil! Assim sendo, as aulas nas disciplinas de Geografia e Iniciação Científica, cessaram desde aquela data, vindo a retornar somente hoje.
Nesta aula, o professor fez uma explicação a respeito dos fenômenos que atingiram o estado, a capital e sobre os fatores internos e externos às cheias.
Em seguida, em uma conversa franca, alunos e professor falaram sobre os impactos disso tudo na vida de cada um.
Feito isso, foi proposta e leitura do texto "Três dias para ler", de Helen Keller (1880-1968). Os alunos deveriam ler o escrito da filosofa estadunidense, e, depois, responder: o que Keller tem a nos dizer hoje? Qual mensagem podemos retirar, desde o seu texto e da sua história, para a nossa vida?
quarta-feira, 24 de abril de 2024
9ª AULA: AULA: GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO: TEORIA MARXISTA!
quarta-feira, 17 de abril de 2024
8ª AULA: MALTHUS E SUA TEORIA: CERTOS OU ERRADOS?
quarta-feira, 10 de abril de 2024
7ª AULA: INÍCIO DA CORREÇÃO DA SONDAGEM!
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Aluno Eliezer Vargas com o "Ensaio Sobre o Princípio da População" em mãos! |
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Aspecto do Fac-Símile do frontispício de "Ensaio Sobre o Princípio da População" (1798). |
Como as Sondagens foram recolhidas; são documentos da Escola, até o final do Ano Letivo, abaixo, a avaliação é disponibilizada.
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Sondagem (parte 1 de 2)! |
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Sondagem (parte 2 de 2)! |
quarta-feira, 3 de abril de 2024
6ª AULA: GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO: TEORIA MALTHUSIANA!
quarta-feira, 20 de março de 2024
5ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA (SONDAGEM, EM NÍVEL DE PROVA)!
Nesta aula, os alunos deram as suas respostas a dezoito questões que buscavam avaliar, em nível de Sondagem, os conhecimentos apreendidos ao longo do 8º Ano do Ensino Fundamental.
quarta-feira, 13 de março de 2024
4ª AULA: SONDAGEM (EM NÍVEL DE CONVERSA)!
quarta-feira, 6 de março de 2024
3ª AULA: PUBLICAÇÃO DOS TEXTOS SOBRE AS IDEIAS-FORÇA!
Nesta aula, o professor fez a apreciação das redações, solicitando as correções necessárias. Feito isso, os alunos passaram a publicar suas reflexões nas Jornadas de Aprendizagem.
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
2ª AULA: REDAÇÃO SOBRE AS IDEIAS-FORÇA!
Nesta aula, os alunos elaboraram, em seus cadernos, uma redação a respeito da temática das Ideias-Força, explicadas pelo professor na aula do dia 21 de fev..
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
1ª AULA: REGRAMENTO P/ ALUNOS E IDEIAS-FORÇA!
Nesta aula, com base no "Regramento para alunos" da escola, o professor conversou com os alunos sobre as combinações para o Ano Letivo!
Feito isso, apresentou as Ideias-Força, que são noções e inspirações para a vida estudantil dos alunos, e também para o presente ano de estudo.
Para recompor e ir além, retomar a leitura, de: "retomada das Ideias-Força"!
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024
terça-feira, 12 de dezembro de 2023
40ª AULA: ÁFRICA: DEMOGRAFIA!
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 236 |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 236 |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 236 |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 237 |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 237 |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 238 |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 238 |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 238 |
quarta-feira, 6 de dezembro de 2023
39ª AULA: AUTOAVALIAÇÃO!
Aula na qual, de posse de seus Chromebooks, os alunos elaboraram a sua Autoavaliação Trimestral.
quinta-feira, 30 de novembro de 2023
38ª AULA: ÁFRICA: COLONIZAÇÃO, DESCOLONIZAÇÃO E CONFLITOS ÉTNICOS, CULTURAIS E MILITARES!
Tutsis x Hutus
Ruanda: Pequeno território, localizado no Planalto Central Africano, com elevadas montanhas vulcânicas e clima tropical de altitude. Faz fronteira com a República do Congo (ex- Zaire). A população é composta por 90% de hutus e 9% de tutsis, com um total de 6,5 milhões em 1998.
Bunrundi: Localizado ao Sul de Ruanda, com uma área de apenas 27.834 km2 , e uma população total de 6,6 milhões de habitantes, composta por 85% de hutus e 14% de tutsis.
O Conflito O conflito entre tutsis e hutus a é mais uma demonstração do efeito retardado da política colonial européia, no continente Africano. Até o início da colonização alemã na região, as etnias tutsi e hutu viviam em relativa harmonia, no território que hoje é ocupado por Ruanda e Burundi.
Os tutsis eram predominantemente pastoreiros e apresentavam maior estatura.Os hutus, de pele mais escura, e menor estrutura, tinham tradição agrícola. A partir da colonização sob o domínio alemão, e posteriormente belga, esses dois povos tiveram sua organização modificada.
Os tutsis foram escolhidos para assumirem cargos da administração estatal, treinamento militar, acesso exclusivo à educação, uma vez que as escolas peiam estatura mínima, visando impedir o ingresso e hutus.
Em 1959, os ressentimentos acumulados pelos hutus, no período colonial, explodem. Nesta primeira rebelião, militares tutsis foram aprisionados e tiveram seus pés cortados a golpes de facão, com o objetivo de diminuir a diferença de estatura (e simbolicamente, diminuir as diferenças sociais).
Em 1962, Ruanda tornou-se independente e a minoria tutsi ficou a mercê dos hutus, sendo obrigado a migrar para Uganda, a fim de organizarem uma nova tomada de poder.
Este conflito se intensificou a partir de abril de 1994, quando os presidentes de Ruanda e Burundi, de etnia hutu, foram mortos em um atentado que derrubou o avião onde viajavam juntos. Foi o estopim pata o genocídio com mais de 1 milhão de mortos e mais de 2 milhões de refugiados.
Em julho de 1998, foi elaborado um acordo de cessar fogo, com o estabelecimento de um governo formado por representantes tutsis e hutus.
(Fonte: Conflitos: tutsis x hutus. UFBA: Geo-on-line, 2000. Disponível em: <https://facom.ufba.br/com112_2000_1/geo_on_line/tutsis_hutus.htm>. Acesso em: 29 de nov. 2023)
quinta-feira, 16 de novembro de 2023
37ª AULA: ÁFRICA: ASPECTOS FISIOGRÁFICOS (DESCRIÇÃO GERAL: POSIÇÃO INTERTROPICAL, EQUATORIAL, DESERTOS E RELEVO)!
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terça-feira, 14 de novembro de 2023
36ª AULA: ÁFRICA (INTRODUÇÃO)!
Aula expositiva dialogada sobre o continente africano.
Para recompor o que foi estudado, é interessante ler o material abaixo:
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 227. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 227. |
terça-feira, 7 de novembro de 2023
35ª AULA: REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA (DESENVOLVIMENTO)!
Nesta aula foram passados e treinados os protocolos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência nas Escolas (CIPAVE).
Os protocolos fazem parte do projeto CorAção, que prevê que, para cada cor, previamente publicada naquele dia, haja uma respectiva ação, por parte da escola (alunos, funcionários, Direção e professores), a saber:
💚 Risco Baixo: é a cor da normalidade. O risco (que sempre há) é baixo, bem como, o perigo. Nesta cor é permitido o uso do pátio, áreas do entorno da escola e Saídas de Campo.
💛 Risco Médio: é cor de situação de alerta, há maior risco, como, também, certo perigo. Portanto, usam-se algumas restrições! Pode-se usar o pátio, mas, de modo algum, aproximar-se dos muros da escola. Saídas de Campo estão suspensas.
🧡 Risco Alto: é cor que além de risco apresenta perigo, tem maiores restrições. Nessa cor, só são usados os prédios próximos o pátio (refeitório, por exemplo) com horários previamente comunicados. Uso do pátio
❤️ Risco Crítico: é a cor que indica alto risco e alto perigo. Restrições totais: não se usam os prédios próximos ao pátio, bem como, o pátio da escola. Todas as atividades são feitas dentro dos prédios principais. Saídas de Campo canceladas.
Após a explicação acima, o professor colocou algumas questões para serem respondidas no quadro.
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Aspecto do quadro da aula. |
Para ir além e/ ou recompor o que foi visto, acesse o documento a ::: SEGUIR :::!
terça-feira, 31 de outubro de 2023
34ª AULA: REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA (INTRODUÇÃO)!
quarta-feira, 18 de outubro de 2023
33ª AULA: EUA (FORMAÇÃO DOS)!
Aula expositiva dialogada sobre os Estados Unidos e a sua formação territorial, e, ainda que inicialmente, a sua formação política e socioeconômica.
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Aspecto do quadro da aula. |
quarta-feira, 13 de setembro de 2023
27ª AULA: RECOMPOSIÇÕES E CONCLUSÃO DE ATIVIDADES FALTANTES!
Alunos recompram conhecimentos com base na orientação individual do professor, bem como, em leituras de textos de didáticos (em meio digital e analógico).
Nesta aula, tiveram tempo e espaço para:
- elaborar/ concluir a autoavaliação
- concluir tarefas atrasadas
- os que concluíram as tarefas acima, realizaram tarefas mandadas em privado (Chat/ GMail)
quarta-feira, 6 de setembro de 2023
26ª AULA: AULA: O DESENVOLVIMENTO E AS FORMAS DE MENSURÁ-LO: O IDH!
quarta-feira, 30 de agosto de 2023
25ª AULA: O DESENVOLVIMENTO E AS FORMAS DE MENSURÁ-LO!
1» Por que a distribuição social da renda é um importante indicador para avaliar a situação social de um país?
2» Em que grupo de países a distribuição social da renda é menos desigual? E em que grupo ou conjunto de países ela é mais desigual?
3» O que a expectativa de vida indica? Do que ela depende?
4» O que é taxa de mortalidade infantil? Como ela é calculada? Observe o mapa da página 115 e cite três países com alta e um com baixa taxa de mortalidade infantil, Utilize um mapa-múndi político para procurar o nome dos países.
5» Compare os mapas das páginas 114 e 115. Qual é a relação entre esses dois fatores?
6» Por que o IDH representou um avanço em relação às outras formas de medir o grau de desenvolvimento das nações?
» Observe o mapa da página 117 e responda as questões,
a) Que cor representa os países com IDH baixa? E os com IDH muito alto?
b) Qual cor representa o Brasil no mapa? O que isso significa?
c) Os países com IDH muito alto estão mais concentrados ao norte ou ao sul? E aqueles com IDH baixo ou médio?
quarta-feira, 23 de agosto de 2023
24ª AULA: CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO!
quarta-feira, 16 de agosto de 2023
23ª AULA: REGIÕES GEOECONÔMICAS: PAÍSES DO NORTE E PAÍSES DO SUL!
Aula aula expositiva dialogada sobre Países do Norte e Países do Sul: as regionalizações geoeconômicas.
Para is além e até mesmo recompor o estudado neste dia, interessante é ler:
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O "Limite Brandt" (Fonte:VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 108. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597766>. Acesso em 16 de ago., 2023). |
"A divisão norte-sul é uma divisão socioeconômica e política utilizada para atualizar a Teoria dos Mundos. A partir dessa divisão, separa-se os países desenvolvidos, chamados de países do norte, dos países do sul, grupo de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, divididos no mapa através de uma linha imaginária. Apesar do nome, alguns países do norte também estão abaixo da linha do equador, como a Austrália e a Nova Zelândia que, mesmo assim, fazem parte do grupo de países do norte, os desenvolvidos.
Anteriormente, o grupo dos países do sul era chamado de Terceiro Mundo, porém esta definição tornou-se errônea desde a extinção do grupo de países socialistas, pertencentes ao Segundo Mundo, pois não faz sentido usar tais denominações quando um Segundo Mundo já não mais existe.
Apesar de estar em desuso, ainda utilizamos as expressões países do norte e do sul que são mais adequadas para descaracterização ideológica, mas não evidenciam as desigualdades entre os países de cada bloco. Podemos usar as expressões países ricos e pobres, também."
(DIVISÃO NORTE-SUL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2023. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Divis%C3%A3o_norte-sul>. Acesso em: 16 ago. 2023.).
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 109. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597766>. Acesso em 16 de ago., 2023. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 109. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597766>. Acesso em 16 de ago., 2023. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 110. Disponível em: <https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597766>. Acesso em 16 de ago., 2023. |
quarta-feira, 9 de agosto de 2023
quarta-feira, 2 de agosto de 2023
21ª AULA: ORGANIZAÇÃO, ESTUDO E RETOMADA EM PREPARAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!
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Aspecto da turma 82 trabalhando na tarefa do dia! |
➴ O "livro didático" da turma:
https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597766
➴ O "blog" da turma:
https://registrodapraticaturma82g.blogspot.com
quarta-feira, 19 de julho de 2023
20ª AULA: LIGA ÁRABE E UNIÃO AFRICANA!
terça-feira, 18 de julho de 2023
19ª AULA: LIGA ÁRABE!
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 80. |
terça-feira, 11 de julho de 2023
18ª AULA: ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: OMC E Opep!
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 79. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 79. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 80. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 80. |
quarta-feira, 5 de julho de 2023
17ª AULA: ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: OCDE, G7, G20 E BRICS!
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 76. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 76. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 76. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 77. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 77. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 77. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 78. |
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VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 78. |
4ª AULA: 3ª AULA: APRECIAÇÃO DO "CONTEÚDO PROGRAMÁTICO" (INÍCIO)!
Nesta aula, o professor apresentou o conteúdo programático do Ano Letivo para os alunos. Estes tiveram a oportunidade de expressarem aquilo...
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Aula expositiva dialogada sobre a acessibilidade e respeito aos deficientes. O professor instigou os alunos com a seguinte pergunta: o espaç...
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Aula expositiva dialogada sobre o Capitalismo . Explicou-se a respeito da origem deste sistema ou doutrina . Explicou-se a respeito dos pens...
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Aula expositiva que procurou, nos momentos iniciais, brevemente, fazer uma retomada da aula antrior . Na sequência, o professor passou a exp...