Aula expositiva dialogada sobre a Pobreza e o Subdesenvolvimento.
O professor explicou que as terminologias "pobreza" e "subdesenvolvimento" não são mais hoje utilizadas pelos relatórios internacionais. Explicou o sentido pejorativo do termos, bem como, as novas terminologias utilizadas pelas relações internacionais, a saber:
- Países do Norte para países antigamente denominados como Ricos, Desenvolvidos e de Primeiro Mundo
- Países do Sul para países antigamente denominados de Pobres, Subdesenvolvidos e de Terceiro Mundo
O professor seguiu lançando a pergunta: "o que é ser pobre? E o que é rico?
Após um tempo, para os alunos pensarem a questão e respondê-la, o professor apresentou a charge abaixo, retirada, de: VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 7º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 30:
A discussão que se seguiu foi amparada pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da E.M.E.F. Porto Novo, no qual se lê que a escola deve "ensinar o aluno a ser, não a ter". Deste modo, as noções relativas à pobreza e ao subdesenvolvimento foram devidamente definidas, também, fora da mera matriz econômica, ou ainda do "ter muito dinheiro". Por outras palavras, as noções de cultura, qualidade de vida, conhecimento, estudo e sustentabilidade foram adicionadas à quentão riqueza e desenvolvimento.
Em seguida, foi acrescentado o conceito de Equador do Pobreza, a discussão a respeito de o que é "custo de vida" e da pobreza absoluta em nível mundial (ver mapa abaixo).
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